Quais são os benefícios de ser membro da APT?
Thread poster: Carla Rodrigues
Carla Rodrigues
Carla Rodrigues  Identity Verified
Local time: 14:00
English to Portuguese
Dec 10, 2010

Boa-noite,

Gostaria de me apresentar. O meu nome é Carla, sou tradutora de inglês para português europeu, há apenas dois anos, tendo como áreas de especialização tradução literária, ciências sociais e assuntos em geral. Gosto muito do que faço, principalmente da tradução literária. Sou nova no proz, por isso peço desculpa por qualquer gafe que possa eventualmente cometer.
Adoro ajudar os outros,
... See more
Boa-noite,

Gostaria de me apresentar. O meu nome é Carla, sou tradutora de inglês para português europeu, há apenas dois anos, tendo como áreas de especialização tradução literária, ciências sociais e assuntos em geral. Gosto muito do que faço, principalmente da tradução literária. Sou nova no proz, por isso peço desculpa por qualquer gafe que possa eventualmente cometer.
Adoro ajudar os outros, quer seja no campo profissional quer na minha vida em geral.
Tenho aprendido muito com os forums, onde tenho inclusivamente conhecido pessoas com um modo de ver a vida muito saudável. Acredito sinceramente que só poderemos fazer amizades sinceras, se tratarmos os outros como gostariam que nos tratassem a nós.
Gostaria, se me permitissem de colocar uma primeira questão aos meus colegas de Portugal. Peço desculpa se a deveria ter postado noutro forum ou tópico. Quais são os benefícios de ser membro da apt? Eu tentei aderir mas nem sequer consigo fazer o download do formulário de inscrição.
Fico à disposição dos colegas para qualquer ajuda que precisem.

Carla
Collapse


 
Manuela Ramalho (X)
Manuela Ramalho (X)  Identity Verified
Local time: 15:00
Spanish to Portuguese
+ ...
Vantagens da APT Dec 11, 2010

Olá Carla,

Do meu ponto de vista, não existem de momento muitos benefícios em entrar para a APT. Fui sócia durante vários anos e acabei por tomar a decisão de sair, justamente por não usufruir de nenhuma vantagem visível. A Associação encontra-se aparentemente "paralisada" há uma série de anos, não se vislumbram sinais de actividade (nem sequer um boletim de notícias actualizado...). Claro que o seu nome passaria a figurar na base de dados "online", o que é com certez
... See more
Olá Carla,

Do meu ponto de vista, não existem de momento muitos benefícios em entrar para a APT. Fui sócia durante vários anos e acabei por tomar a decisão de sair, justamente por não usufruir de nenhuma vantagem visível. A Associação encontra-se aparentemente "paralisada" há uma série de anos, não se vislumbram sinais de actividade (nem sequer um boletim de notícias actualizado...). Claro que o seu nome passaria a figurar na base de dados "online", o que é com certeza positivo, sobretudo em início de carreira, mas por outro lado, esta base de dados é tão extensa que não creio que venha a receber muitas propostas de trabalho através dela. Sinceramente, parece-me tempo perdido e dinheiro deitado à rua.

Infelizmente a situação desta Associação mostra bem o estado da nossa profissão em Portugal. Noutros países, a começar por Espanha, as associações profissionais têm um papel activo. Em Portugal, nada.

Boa sorte!

Manuela
Collapse


 
Maria Teresa Borges de Almeida
Maria Teresa Borges de Almeida  Identity Verified
Portugal
Local time: 14:00
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
A base de dados está de tal modo desactualizada que é inútil! Dec 11, 2010

Manuela Ramalho wrote:

Olá Carla,

Do meu ponto de vista, não existem de momento muitos benefícios em entrar para a APT. Fui sócia durante vários anos e acabei por tomar a decisão de sair, justamente por não usufruir de nenhuma vantagem visível. A Associação encontra-se aparentemente "paralisada" há uma série de anos, não se vislumbram sinais de actividade (nem sequer um boletim de notícias actualizado...). Claro que o seu nome passaria a figurar na base de dados "online", o que é com certeza positivo, sobretudo em início de carreira, mas por outro lado, esta base de dados é tão extensa que não creio que venha a receber muitas propostas de trabalho através dela. Sinceramente, parece-me tempo perdido e dinheiro deitado à rua.

Infelizmente a situação desta Associação mostra bem o estado da nossa profissão em Portugal. Noutros países, a começar por Espanha, as associações profissionais têm um papel activo. Em Portugal, nada.

Boa sorte!

Manuela


 
Manuela Ramalho (X)
Manuela Ramalho (X)  Identity Verified
Local time: 15:00
Spanish to Portuguese
+ ...
A base de dados está de tal modo desactualizada que é inútil! Dec 11, 2010

É verdade!

 
Carla Rodrigues
Carla Rodrigues  Identity Verified
Local time: 14:00
English to Portuguese
TOPIC STARTER
Agradecimentos e apt Dec 11, 2010

Olá Manuela e Teresa,

Muito obrigada por terem respondido. Realmente ao entrar no site da apt, verifiquei que não tinha o cuidado que merecia. É lamentável que as coisas estejam realmente neste pé em Portugal. Seria bom se se pudesse formar uma nova associação, aprendendo com os erros da apt.

Carla


 
Brigith Guimarães
Brigith Guimarães  Identity Verified
Portugal
Local time: 14:00
Member (2003)
English to Portuguese
+ ...
APT Dec 15, 2010

Boa tarde, Carla e todas as outras Colegas.

Inscrevi-me na APT há uns anos (4 - 5 -6?), membro 1068. Para me inscrever, foi um Deus-nos-acuda até que, por fim, consegui o telemóvel de alguém, que me enviou as fichas, etc. Benefícios? Até hoje, rigorosamente nenhuns. A associação, se é que existe efectivamente, não informa nem está activa o suficiente para ser benéfica. Porém, como lá fora há associações que, realmente, operam normalmente, é sempre de bom tom ter na
... See more
Boa tarde, Carla e todas as outras Colegas.

Inscrevi-me na APT há uns anos (4 - 5 -6?), membro 1068. Para me inscrever, foi um Deus-nos-acuda até que, por fim, consegui o telemóvel de alguém, que me enviou as fichas, etc. Benefícios? Até hoje, rigorosamente nenhuns. A associação, se é que existe efectivamente, não informa nem está activa o suficiente para ser benéfica. Porém, como lá fora há associações que, realmente, operam normalmente, é sempre de bom tom ter na nossa documentação "membro nº XXX da APT", whatever that means. Os outros não sabem
Collapse


 
Helen Carter
Helen Carter
Local time: 14:00
English to Portuguese
+ ...
mesma dúvida :-) Jan 11, 2011

Também fiz a inscirção e recebi um e-mail de volta a pedir para fazer o pagamento de €40 + €15 de jóia. Ainda não paguei...fiquei apreensiva porque também achei o site desactualizado e pouco informativo.
Fiquei interessada nos curso e, como diz a Brigith, fica sempre bem mencionar que somos sócios de uma associação de tradutores...
Acho que vou optar pelo Chartered Institute of Linguists.


 
Inga Petkelyte
Inga Petkelyte  Identity Verified
Portugal
Local time: 14:00
Lithuanian to Portuguese
+ ...
ATP ? Nunca mais ! Jan 12, 2011

Inspirada nas melhores intenções e com algumas esperanças (certo !), inscrevi-me na ATP no ano passado. No dia 15 de Março, paguei a jóia e a anuidade e logo informei os quadros sociais. Um mês passado, o meu nome não aparece em lado nenhum... Afinal, com as inscrições deste género, esperamos não apenas uma linha no nosso CV, mas também alguma divulgação, certo ?

Bem, contacto a APT. No response. Contacto outra vez. No response. Contacto mais uma vez. No response. Enco
... See more
Inspirada nas melhores intenções e com algumas esperanças (certo !), inscrevi-me na ATP no ano passado. No dia 15 de Março, paguei a jóia e a anuidade e logo informei os quadros sociais. Um mês passado, o meu nome não aparece em lado nenhum... Afinal, com as inscrições deste género, esperamos não apenas uma linha no nosso CV, mas também alguma divulgação, certo ?

Bem, contacto a APT. No response. Contacto outra vez. No response. Contacto mais uma vez. No response. Encontro um número de telefone; o senhor escuta e diz que ia enviar, no dia seguinte, o cartão do membro e os Estatutos. O envio de (quase) Lisboa para Lisboa demora 10 dias. Recebo o prometido. No entanto, o meu nome continua invisível. Bem, em circunstâncias normais, eu nunca comprava um livrinho com os Estatutos por 55 euros...

Peço melhorar a situação ou devolver o dinheiro. No response...

Naquele momento, a minha paciência, qualquer respeito, qualquer crêdito àquela organização esgotou. Para sempre. Nem quero saber deles, francamente.

E não só o dinheiro perdido está em causa...

Bem, objectivamente (agora tenho escrever "objetivamente", mas me permitem saborear o português verdadeiro ), o usufruto de ser membro ocorreu duas até agora: 1) uma informação sobre qq formação; e 2) revista anual, que recebi na semana passada.
Collapse


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Quais são os benefícios de ser membro da APT?






TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »
Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »