Pages in topic:   [1 2] >
Segurança Social - Mudanças em 2011
Thread poster: Rita Simoes
Rita Simoes
Rita Simoes
Local time: 08:49
English to Portuguese
+ ...
Nov 24, 2010

Olá, colegas

Gostava de saber a vossa opinião sobre o novo regime de Segurança Social a entrar em vigor no próximo ano. Para mim, a notícia chegou como uma bomba e tenho estranhado o silêncio dos trabalhadores independentes. A partir do próximo ano, acaba-se o regime dos 159 euros/mês de Segurança Social e entra em vigor uma contribuição mensal de 29,6% dos rendimentos do ano anterior (com base em 70% dos rendimentos, tal como para o IRS). Ora, se neste ano tiver rendimen
... See more
Olá, colegas

Gostava de saber a vossa opinião sobre o novo regime de Segurança Social a entrar em vigor no próximo ano. Para mim, a notícia chegou como uma bomba e tenho estranhado o silêncio dos trabalhadores independentes. A partir do próximo ano, acaba-se o regime dos 159 euros/mês de Segurança Social e entra em vigor uma contribuição mensal de 29,6% dos rendimentos do ano anterior (com base em 70% dos rendimentos, tal como para o IRS). Ora, se neste ano tiver rendimentos totais de 20 000 euros, passo a descontar no próximo ano, todos os meses, 345 euros por mês só em Segurança Social (ao invés dos actuais 159...). (Base ilíquida 20 000: base de incidência 14 000 (70%) x 29,6 / 100 = 4144 / 12 meses = 345 euros por mês.) Os direitos, esses, claro que continuam a ser inexistentes. Não estão preocupados e revoltados com esta injustiça? Prevejo que muitos não consigam pagar. É uma desmotivação imensa. A juntar aos 21,5% de retenção na fonte de IRS, serão quase 50% dos nossos rendimentos a ir direitos para o Estado...

Rita
Collapse


 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 08:49
French to Portuguese
+ ...
SS Nov 24, 2010

Segundo a minha contabilista essa medida já não vai entrar em vigor

 
Rosa Alves
Rosa Alves  Identity Verified
Portugal
Local time: 08:49
German to Portuguese
+ ...
Segurança Social Nov 24, 2010

Olá Rita,

Também tenho andado atenta a estas notícias e também estou algo revoltada, não pelo montante que vamos pagar, mas sim pela forma como isso vai ser feito:
- Aparentemente, vamos continuar a não ter direito a estar de baixa após 3 dias, como acontece com os trabalhadores dependentes, mas sim apenas após 30 dias, o que é inaceitável se as contribuições aumentarem para 29,6%.
- A base de cálculo vai ser os rendimentos do ano anterior, o que poderá lev
... See more
Olá Rita,

Também tenho andado atenta a estas notícias e também estou algo revoltada, não pelo montante que vamos pagar, mas sim pela forma como isso vai ser feito:
- Aparentemente, vamos continuar a não ter direito a estar de baixa após 3 dias, como acontece com os trabalhadores dependentes, mas sim apenas após 30 dias, o que é inaceitável se as contribuições aumentarem para 29,6%.
- A base de cálculo vai ser os rendimentos do ano anterior, o que poderá levar a situações em que se pagará 300 euros/mês de SS mesmo que apenas se ganhe 500/mês (dado que os nossos rendimentos não são regulares de um ano para o outro). O justo seria haver descontos para a SS em cada recibo verde.

Eu li algures que o novo código contributivo prevê que só será possível subir 1 escalão por ano, o que quer dizer que quem descontar os tais 159 euros (montante que, nas novas tabelas, corresponde ao 2.º escalão) e tiver recebido os tais 20 000 € em 2010 passará para o 3.º escalão em 2011 e pagará cerca de 250 euros. Aguardemos que o OE seja aprovado para termos mais informações, pois não sei se o código contributivo irá sofrer mais alterações com este novo OE.
Proponho-lhe a seguinte leitura http://www.aiccopn.pt/news.php?news_id=1270 (atenção que estas contas estão a ser feitas com descontos de 24,6% e não com descontos de 29,6%).




[Editado em 2010-11-24 20:27 GMT]
Collapse


 
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira
Portugal
Local time: 08:49
English to Portuguese
+ ...
N vai entrar...? Nov 24, 2010

Também tenho estado preocupado com essa situação e tenho procurado informação a esse respeito, mas na verdade estava à espera da aprovação do orçamento de estado na especialidade para ver se a alteração se mantinha.


N encontrei nada onde fosse dito q a alteração n ia entrar em vigor!


 
Rita Simoes
Rita Simoes
Local time: 08:49
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Injustiça Nov 24, 2010

Ainda que não levemos com a pancada já em Janeiro ou Fevereiro de 2011, ela chegará. O que mais me revolta é pensar que teremos uma carga fiscal igual ou superior a profissionais dependentes que ganham 4 ou 5 mil euros por mês! Ou seja, para o Estado português, um trabalhador independente que ganha a enorme quantia de 1200 euros por mês merece uma taxação de quase 50% desse rendimento. É tão louco, que não sei (se de facto entrar em vigor, como parece, e quando a pancada chegar a sé... See more
Ainda que não levemos com a pancada já em Janeiro ou Fevereiro de 2011, ela chegará. O que mais me revolta é pensar que teremos uma carga fiscal igual ou superior a profissionais dependentes que ganham 4 ou 5 mil euros por mês! Ou seja, para o Estado português, um trabalhador independente que ganha a enorme quantia de 1200 euros por mês merece uma taxação de quase 50% desse rendimento. É tão louco, que não sei (se de facto entrar em vigor, como parece, e quando a pancada chegar a sério) como irão conseguir descontar aqueles falsos recibos verdes (não o meu caso) que ganham 700 euros por mês...
Estou tão preocupada com isto, que ando a investigar uma forma de «emigrar», em papel, para a Alemanha e passar a pagar impostos lá, com uma morada fiscal de lá. Pelo que me informaram até agora, o trabalhador independente que ganhe 15 000-25 000 por ano paga cerca de 150 euros por mês em prestações sociais e tem direito ao subsídio de desemprego. É outro mundo.
Obrigada pelas vossas respostas.
Esperemos que o bom senso prevaleça e esta medida não avance.

Rita
Collapse


 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 08:49
French to Portuguese
+ ...
Informação que recebi a 14 de Outubro da minha contabilista Nov 24, 2010

"Já confirmei junto da Segurança social e mais uma vez o Novo Código Contributivo da Segurança Social vai ser SUSPENSO pelo Governo. Felizmente já NÃO vai entrar em vigor a 01 de Janeiro de 2011 o novo regime da Seg.Social que previa um aumento de taxas para os empresários em nome individual e para os que trabalham a recibos verdes entre outras alterações que nem vale a pena referir. A situação financeira do país está tão mal que eles preferem adoptar outras medidas que não prejud... See more
"Já confirmei junto da Segurança social e mais uma vez o Novo Código Contributivo da Segurança Social vai ser SUSPENSO pelo Governo. Felizmente já NÃO vai entrar em vigor a 01 de Janeiro de 2011 o novo regime da Seg.Social que previa um aumento de taxas para os empresários em nome individual e para os que trabalham a recibos verdes entre outras alterações que nem vale a pena referir. A situação financeira do país está tão mal que eles preferem adoptar outras medidas que não prejudiquem directamente as empresas e os empresários."Collapse


 
Rita Simoes
Rita Simoes
Local time: 08:49
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Empresas que pisam o risco Nov 24, 2010

Ivana, que assim seja!

O que eu li foi que iam ser suspensas algumas medidas, nomeadamente a de penalizar em 5% as empresas que recorressem a trabalhadores independentes. Afinal, voltaram atrás e só será aplicado àquelas que colaborarem com trabalhadores independentes que recebam mais de 80% dos seus rendimentos delas. É uma forma de evitar penalizar as empresas, isso é.
Curiosamente, antes de este retrocesso ser conhecido, uma empresa portuguesa para a qual trabalho oca
... See more
Ivana, que assim seja!

O que eu li foi que iam ser suspensas algumas medidas, nomeadamente a de penalizar em 5% as empresas que recorressem a trabalhadores independentes. Afinal, voltaram atrás e só será aplicado àquelas que colaborarem com trabalhadores independentes que recebam mais de 80% dos seus rendimentos delas. É uma forma de evitar penalizar as empresas, isso é.
Curiosamente, antes de este retrocesso ser conhecido, uma empresa portuguesa para a qual trabalho ocasionalmente informou-me de que teria de ser eu a suportar os 5% de penalização, ou seja, teriam de os retirar dos meus honorários. Claro que disse que preferia acabar a colaboração ali.
Collapse


 
Rita Simoes
Rita Simoes
Local time: 08:49
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Recuaram quanto às empresas... não quanto a nós... Nov 24, 2010

Ivana, quero muito acreditar no que a sua contabilista ouviu dizer à Segurança Social, mas tudo o que leio é isto:

http://economico.sapo.pt/noticias/codigo-contributivo-entra-em-vigor-em-2011-mas-a-meiogas_101633.html


 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 08:49
French to Portuguese
+ ...
Penso que estejamos "no mesmo saco" Nov 24, 2010

Mas posso voltar a confirmar com ela.

Cada vez penso mais seriamente em emigrar também, de preferência para as Ilhas Caimão...


 
Rita Simoes
Rita Simoes
Local time: 08:49
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Suspensão aprovada em especialidade Nov 24, 2010

Acabei de descobrir esta notícia, sobre a suspensão do Código Contributivo na especialidade. Sinal de esperança?

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1442913


 
Sandra B.
Sandra B.
Portugal
Local time: 08:49
English to Portuguese
+ ...
... Nov 24, 2010

Espero que a contabilista da Ivana esteja certa!
Mas o que li na imprensa foi que somente algumas medidas iam ser suspensas, como a dos 5% para as empresas que recorressem a trabalhadores independentes. Não li nada sobre as contribuições para a SS dos independentes.

De qualquer forma, é mais uma razão para se aumentar as tarifas para níveis sustentáveis e regularizar o mercado, que anda muito por baixo devido a tarifas oferecidas por certos tradutores que mal dão para
... See more
Espero que a contabilista da Ivana esteja certa!
Mas o que li na imprensa foi que somente algumas medidas iam ser suspensas, como a dos 5% para as empresas que recorressem a trabalhadores independentes. Não li nada sobre as contribuições para a SS dos independentes.

De qualquer forma, é mais uma razão para se aumentar as tarifas para níveis sustentáveis e regularizar o mercado, que anda muito por baixo devido a tarifas oferecidas por certos tradutores que mal dão para sobreviver.

Os tradutores têm de tomar medidas concertadas nesse sentido, caso contrário não vai ser possível sobreviver nesta profissão...
Collapse


 
Jose Ruivo
Jose Ruivo  Identity Verified
Portugal
Local time: 08:49
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Foi há um ano Nov 25, 2010

Rita Simoes wrote:

Acabei de descobrir esta notícia, sobre a suspensão do Código Contributivo na especialidade. Sinal de esperança?

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1442913


Bom dia,

essa notícia é de há um ano - evitou a entrada em vigor do novo Cód. Contributivo em 2010. Para 2011 não teremos a mesma sorte.

Quanto aos impostos e contribuições, no caso dos empregados estes costumam levar para casa cerca de 1/2 dos custos da empresa com esse trabalhador: são +/- 35% para Seg. Social (11% retirados ao empregado, 33% pago logo pela empresa), mais 21,5% de retenção na fonte.

Haja esperança, mas sem dúvida, só os mais fortes sobreviverão.

Cumps.,
José Ruivo


 
Sandra B.
Sandra B.
Portugal
Local time: 08:49
English to Portuguese
+ ...
Parece que vamos mesmo para os 29,6% Nov 25, 2010

Vejam esta notícia de hoje:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1720050

De facto, só mesmo os mais fortes vão poder sobreviver. É a Lei de Darwin...


 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 08:49
French to Portuguese
+ ...
Empresa? Nov 25, 2010

Será menos oneroso a nível tributativo registarmo-nos enquanto empresa?

 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 08:49
French to Portuguese
+ ...
IRS Nov 25, 2010

Sandra,

Esse valor será de IRS, não? Não refere que seja de Segurança Social.


 
Pages in topic:   [1 2] >


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Segurança Social - Mudanças em 2011






Trados Studio 2022 Freelance
The leading translation software used by over 270,000 translators.

Designed with your feedback in mind, Trados Studio 2022 delivers an unrivalled, powerful desktop and cloud solution, empowering you to work in the most efficient and cost-effective way.

More info »
CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

Buy now! »